sábado, 27 de abril de 2013

Didática da matemática no supermercado


                   Através da atividade proposta os alunos  aprenderam o conteúdo da aula de forma teórica e lúdica, onde através dos conteúdos ministrados os alunos puderam aprender os conceitos propostos para a aula. Através de situações vivenciadas no cotidiano pelos alunos foi proposta atividade relacionada ao supermercado com relação a peso, gramas e valores para que fizessem a relação  do uso dos números no cotidiano e as diversas formas que o encontramos.

                    Após as aulas teóricas os alunos aprenderam na pratica tudo o que foi estudado, os alunos poderem vivenciar o uso do dinheiro, preços e produtos, cada um recebeu 100 reais para fazer suas compras e administrarem seu dinheiro, fazendo calculos de quanto dava para gastar e de quanto seria o troco e o que poderiam comprar com o que sobra-se, todos se saíram muito bem uns com um pouco mas de dificuldades quando foram para o caixa para dar o troco mas nada que não pudessem ser esclarecido e trabalhados nas próximas aulas.
                  A aula foi muito prazerosa e esclarecedora os alunos adoraram e não houve muitas dificuldades nem de aprendizado e de organização, todos se mostraram ansiosos na expectativa de que chega-se sua vez de ficar no caixa, ficando apenas uma expectativa de novas aulas como esta.   



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Plano de aula


Grandezas e Medidas

 

ATIVIDADE: onde encontramos os números no supermercado?

Série: 3 série do ensino fundamental

 

Objetivos Gerais:

Este assunto caracteriza-se por sua forte relevância social, em evidente caráter prático e utilitário. Na vida em sociedade as medidas e as grandezas estão presentes em quase todas as atividades realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 

ü  Identificar em que situações os números são utilizados no supermercado;

ü  Perceber a necessidade dos números

ü  Identificar e utilizar procedimento de pesos e preços;

 

 

Recursos:

-Sala de vídeo

- Quadro negro e giz;

- Lápis, papel e borracha;

-Folhetos de supermercados

- Embalagens vazias

Atividades aplicadas:
A professora faz uma breve apresentação sobre a história dos números , como surgiram e de onde surgiram e a sua necessidade no cotidiano;

Vídeo

 

2°A partir do vídeo será feita uma pesquisa sobre a necessidade dos números para poder desenvolver a atividade.

3° Os alunos trarão folhetos de supermercados e a partir desse ponta pé será trabalhado peso e preços.

4°Será pedido aos alunos que observe onde os números aparecem no folheto  suas formas se é peso ou se é preço. Os alunos deverá explorar o material e registrarem suas dúvidas em dupla no caderno.

4° Abrir discussão na sala para socialização das observações e conclusões dos alunos.

Questionário

1-    Qual o produto mais caro deste folheto?

2-     Qual o produto mais barato?

3-    Quais produtos podemos comprar por quilo?

4-    Quais produtos compramos por gramas?

5-    Qual dos produtos é o mais caro?

6-    Quais dos produtos é o mais barato?

5° Após respondida e tirada a dúvidas dos alunos será proposta uma brincadeira para que possam entender melhor o conteúdo na pratica e de forma lúdica.

 

BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
  • Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Uso e função do dinheiro na sociedade
  • Contagem de cédulas a partir do valor que possuem.
  • Confecção de cédulas.
  • Organização e classificação dos produtos no supermercado.
  • Preços dos produtos no supermercado.

Os preços dos produtos


Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na aula anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.

Brincando de supermercado


Para esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina com as crianças o local em que vão ficar as embalagens dos produtos e os caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 10 minutos cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam R$100,00.

Avaliação

Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades em relação aos seguintes aspectos:

  • Identificam os preços dos produtos comprados no supermercado.
  • Reconhecem peso de preços
  • Usam o dinheiro para vivenciar situações de compra e venda.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21387

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Matemática no cotidiano


           A matemática é usada de diversas formas no nosso dia dia enumeramos algumas para melhor compreensão.

1.       Padaria

2.       Receita

3.       Supermercado

4.       Medicação

5.       Controle remoto   

6.       Telefone                                                                                                            


7.       Computador

8.       Relógio

9.       Calculadora

10.   Ônibus

11.   Tempo

12.   Lojas

13.   Calçados                                                                             

14.   Roupas

15.   Banco                                                                                                


16.   Academia

17.   Distancia

18.   Feira

19.   Escola

20.   Construção civil

21.   Previsão do tempo

22.   Dinheiro

23.   Calendário

24.   Cinema

25.   Fotos

26.   Esportes

27.   Graficos

28.   Jogos

29.   Documentos RG, CPF

30.   CEP (Código de endereço postal)

31.   Paginas livros, revistas, jornais

32.   Ao atravessar a rua

33.   Programa de televisão

34.   Previsão do tempo

35.   Posto de combustível

36.   Eletroeletrônicos

37.   Musica

38.   Peso

39.   Medidas

 

Perguntas desafiadoras


Faixa etária: 8 e 9 anos.

Crianças que já possuem conhecimento sobre a utilização do ábaco e noções básicas sobre as operações fundamentais da matemática.


1.    Esse número tem nove dezenas e seis unidades que numero é esse?
 

2.    Esse número tem uma centena, duas dezenas e oito unidades que numero é esse?
 

3.    Esse número tem três centenas, seis dezenas e uma unidade que numero é esse?

 
4.    100. Retire uma unidade. Quanto ficou?
     
      5.  99. Acrescente uma unidade. O que aconteceu?
     
       6.  540. Retire uma unidade. Quanto ficou?

        7.  109. Acrescente uma dezena. Qual o total?

       8. Para completar o álbum de figurinhas faltam 17 para o Ronaldo. Sabendo se que o álbum completo tem 68, quantas figurinhas ele já tem?

      9. No jogo de boliche Lucas derrubou 5 pinos, Clara derrubou 6 e Joana derrubou 3. Quantos pinos eles derrubaram juntos? Represente o número no ábaco.
 
 A criança não demonstrou muitas dificuldades para responder as questões, respondendo a todas com rapidez e eficácia, diferente das atividades da qual ficou bastante tempo e precisou de ajuda para conseguir concluir a atividade
 

Atividade proposta com criança


 
 
 
A proposta foi realizada com uma criança de nove anos que frequenta o 4° ano do ensino fundamental em rede pública. Foi perguntado a criança se já conhecia o ábaco e se sabia usa-lo e a criança disse que sim

No primeiro exercício a criança mostrou certa dificuldade principalmente porque a atividade usa a palavra algarismo o que fez com que ficasse bastante tempo, conseguindo entender a proposta da atividade após auxiliada. Já na segunda questão da mesma atividade teve menos dificuldade conseguindo fazer a atividade sem complicação.

Durante a atividade foi possível identificar na criança uma certa dificuldade nas operações matemáticas mesmo o aluno dizendo que conhecia o ábaco desde a 2° série, porem após na atividade a criança mostrou se familiarizar com o ábaco do qual quis usa-lo e entende-lo melhor, a criança disse que gostaria que a professora usa-se o ábaco na sala de aula, que ela tinha gostado muito de usá-lo.




 
 
 

 
 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atividades com ábaco


 Estes são alguns modelos de atividades que podem ser trabalhadas com os alunos.
 



 
 

A primeira maquina de calcular





A palavra "ábaco" significa "areia" em Árabe. De acordo com o Dicionário Houaiss, a palavra portuguesa "ábaco" se origina do Grego e quer dizer "mesa de matemático". Chegou ao português pelo Latim, no qual significava  "tábua de cálculo." O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas,...) que podem fazer-se deslizar livremente, onde  é possível através dele, realizarem-se cálculos numa velocidade bem maior do que se o cálculo fosse feito apenas utilizando-se a mente, com certa prática algumas pessoas chegam a calcular no ábaco mais rapidamente do que usando uma calculadora eletrônica. O ábaco teve sua origem provavelmente na Mesopotânea, há mais de 5.500 anos.

O ábaco era muito utilizado antes do  sistema de numeração Hindu-Arábico ter sido criado. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.


História


O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos


Quando finalmente o sistema de numeração Hindu-Arábico, introduziu a utilização do zero nos cálculos, o papel começou a ser mais utilizado em cálculos matemáticos e o ábaco começou a perder seu poder, o que não impediu de ele ser utilizado até hoje na Ásia, especialmente na China.


.

ÁBACO
MOMENTO HISTÓRICO
FORMA DE CONTAGEM
Ábaco Mesopotâmico
O ábaco Mesopotâmico foi desenvolvido por volta de 2400 a.C e foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia;
Os números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos.
Ábaco Egípcio
O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios,
Era oposta na direção quando comparada com o grego
Ábaco Grego


O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de 149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, Estes eram feitos de madeira ou mármore com linhas paralelas pintadas ou vazadas
Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de abakion.
Ábaco Chinês

O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.
Ábaco Japonês
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco Russo
O ábaco russo, inventado no século XVII, estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União Sovietica, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até os anos 90. Ainda hoje é utilizado mais também se faz uso de novas tecnologias.
Ele opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.

Ábaco escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numerico  e da arimetica. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades.
Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100.



Fonte:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/abaco.html