Através
da atividade proposta os alunos aprenderam
o conteúdo da aula de forma teórica e lúdica, onde através dos conteúdos ministrados
os alunos puderam aprender os conceitos propostos para a aula. Através de situações
vivenciadas no cotidiano pelos alunos foi proposta atividade relacionada ao supermercado
com relação a peso, gramas e valores para que fizessem a relação do uso dos números no cotidiano e as diversas
formas que o encontramos.
Após
as aulas teóricas os alunos aprenderam na pratica tudo o que foi estudado, os alunos
poderem vivenciar o uso do dinheiro, preços e produtos, cada um recebeu 100 reais para fazer suas compras e administrarem seu dinheiro, fazendo calculos de quanto dava para gastar e de quanto seria o troco e o que poderiam comprar com o que sobra-se, todos se saíram muito
bem uns com um pouco mas de dificuldades quando foram para o caixa para dar o
troco mas nada que não pudessem ser esclarecido e trabalhados nas próximas
aulas.
A aula foi muito prazerosa e esclarecedora os alunos adoraram e não houve muitas dificuldades nem de aprendizado e de organização, todos se mostraram ansiosos na expectativa de que chega-se sua vez de ficar no caixa, ficando apenas uma expectativa de novas aulas como esta.
ATIVIDADE: onde
encontramos os números no supermercado?
Série: 3 série
do ensino fundamental
Objetivos Gerais:
Este assunto caracteriza-se por sua
forte relevância social, em evidente caráter prático e utilitário. Na vida em
sociedade as medidas e as grandezas estão presentes em quase todas as atividades
realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram
claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
üIdentificar em que situações os números
são utilizados no supermercado;
üPerceber a necessidade dos números
üIdentificar e utilizar procedimento
de pesos e preços;
Recursos:
-Sala de vídeo
- Quadro negro e giz;
- Lápis, papel e borracha;
-Folhetos de supermercados
- Embalagens vazias
Atividades aplicadas:
1º A professora faz uma breve apresentação sobre a
história dos números , como surgiram e de onde surgiram e a sua necessidade no
cotidiano;
Vídeo
2°A
partir do vídeo será feita uma pesquisa sobre a necessidade dos números para
poder desenvolver a atividade.
3°
Os alunos trarão folhetos de supermercados e a partir desse ponta pé será
trabalhado peso e preços.
4°Será
pedido aos alunos que observe onde os números aparecem no folheto suas formas se é peso ou se é preço. Os alunos
deverá explorar o material e registrarem suas dúvidas em dupla no caderno.
4°
Abrir discussão na sala para socialização das observações e conclusões dos
alunos.
Questionário
1-Qual o produto mais caro deste folheto?
2-Qual o
produto mais barato?
3-Quais produtos podemos comprar por quilo?
4-Quais produtos compramos por gramas?
5-Qual dos produtos é o mais caro?
6-Quais dos produtos é o mais barato?
5°
Após respondida e tirada a dúvidas dos alunos será proposta uma brincadeira
para que possam entender melhor o conteúdo na pratica e de forma lúdica.
BRINCANDO
DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Dados da
Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar situações
de compra e venda utilizando o dinheiro.
Reconhecer os preços
dos produtos comprados no supermercado.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Uso e função do
dinheiro na sociedade
Contagem de cédulas
a partir do valor que possuem.
Confecção de
cédulas.
Organização e
classificação dos produtos no supermercado.
Preços dos produtos
no supermercado.
Os preços dos produtos
Para
esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços
das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na
separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na
aula anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos
fixe nas embalagens.
Brincando de supermercado
Para
esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize
previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina
com as crianças o local em que vão ficar as embalagens dos produtos e os
caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 10 minutos
cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as
compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de
R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem
quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam
R$100,00.
Avaliação
Verificar a participação, os
registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das
atividades em relação aos seguintes aspectos:
Identificam os preços dos produtos comprados
no supermercado.
Reconhecem peso de preços
Usam o dinheiro para vivenciar situações de
compra e venda.
Crianças que já possuem conhecimento sobre a
utilização do ábaco e noções básicas sobre as operações fundamentais da
matemática.
1.Esse
número tem nove dezenas e seis unidades que numero é esse?
2.Esse
número tem uma centena, duas dezenas e oito unidades que numero é esse?
3.Esse
número tem três centenas, seis dezenas e uma unidade que numero é esse?
4.100. Retire uma unidade. Quanto ficou?
5.99. Acrescente uma unidade. O que
aconteceu? 6.540. Retire uma unidade. Quanto
ficou?
7.109. Acrescente uma dezena. Qual o total?
8. Para completar o álbum de
figurinhas faltam 17 para o Ronaldo. Sabendo se que o álbum completo tem 68,
quantas figurinhas ele já tem?
9. No jogo de boliche Lucas
derrubou 5 pinos, Clara derrubou 6 e Joana derrubou 3. Quantos pinos eles
derrubaram juntos? Represente o número no ábaco.
A criança não demonstrou muitas
dificuldades para responder as questões, respondendo a todas com rapidez e eficácia,
diferente das atividades da qual ficou bastante tempo e precisou de ajuda para
conseguir concluir a atividade
A proposta foi realizada com uma criança de nove
anos que frequenta o 4° ano do ensino fundamental em rede pública. Foi
perguntado a criança se já conhecia o ábaco e se sabia usa-lo e a criança disse
que sim
No primeiro exercício a criança mostrou certa
dificuldade principalmente porque a atividade usa a palavra algarismo o que fez
com que ficasse bastante tempo, conseguindo entender a proposta da atividade após auxiliada.
Já na segunda questão da mesma atividade teve menos dificuldade conseguindo
fazer a atividade sem complicação.
Durante a atividade foi possível identificar na
criança uma certa dificuldade nas operações matemáticas mesmo o aluno dizendo
que conhecia o ábaco desde a 2° série, porem após na atividade a criança mostrou
se familiarizar com o ábaco do qual quis usa-lo e entende-lo melhor, a criança disse que gostaria que a professora usa-se o ábaco na sala de aula, que
ela tinha gostado muito de usá-lo.
A
palavra "ábaco" significa "areia" em Árabe. De acordo com oDicionário
Houaiss, a palavra portuguesa "ábaco" se origina do Grego
e quer dizer "mesa de matemático". Chegou ao português pelo Latim, no
qual significava "tábua
de cálculo."O ábaco é um antigo instrumento de
cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no
sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas,...)
e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas,...) que podem
fazer-se deslizar livremente,
onde é possível através
dele, realizarem-se cálculos numa velocidade bem maior do que se o cálculo
fosse feito apenas utilizando-se a mente, com certa prática algumas pessoas
chegam a calcular no ábaco mais rapidamente do que usando uma calculadora
eletrônica. O ábacoteve sua origem provavelmente na Mesopotânea, há
mais de 5.500 anos.
O
ábaco era muito utilizado antes do sistema
de numeração Hindu-Arábico ter sido criado.O ábaco pode ser considerado como uma extensão do
ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo
com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é
utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somare subtrair.
História
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que
segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua
forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. Daí, uma
variedade de ábacos foram desenvolvidos
Quando
finalmente o sistema de numeração Hindu-Arábico, introduziu a utilização do
zero nos cálculos, o papel começou a ser mais utilizado em cálculos matemáticos
e o ábaco começou a perder seu poder, o que não impediu de ele ser utilizado
até hoje na Ásia, especialmente na China.
.
ÁBACO
MOMENTO HISTÓRICO
FORMA DE CONTAGEM
Ábaco Mesopotâmico
O ábaco Mesopotâmico foi desenvolvido por volta de 2400 a.C e
foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras
eram desenhadas na areia;
Os números eram
eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos
cálculos.
Ábaco Egípcio
O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador
grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos)
pelos egípcios,
Era oposta na direção quando comparadacom
o grego
Ábaco Grego
O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de
149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, Estes eram feitos de
madeira ou mármore com linhas paralelas pintadas ou vazadas
Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo
de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer
mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de
abakion.
Ábaco Chinês
O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num
livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan
Pan" que significa "prato de cálculo".
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas
varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco
2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que
aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros
hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades
espalhadas pelo mundo.
Ábaco Japonês
Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do
ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e
ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram
por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter
valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco Russo
O ábaco russo,
inventado no século XVII, estava em uso em todas
as lojas e mercados de toda a antiga União Sovietica, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até os anos 90.Ainda hoje é utilizado mais também se faz uso de
novas tecnologias.
Ele opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos
orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é
baseado na fisionomia das mãos humanas.
Ábaco
escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito
escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numerico e da arimetica. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e
registrar quantidades.
Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e
cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser
utilizado para representar números acima de 100.