Assunto: Frações
Público
Alvo: 4° e 5° anos
Necessidade:
Visando
atender e compreender a utilização e as necessidades práticas cotidianas dos
alunos, onde se faz presente o uso de frações no dia-a-dia, é que está aula se
faz necessária.
Objetivos
·
Desenvolver o
raciocínio lógico.
·
Compreender a
fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.
·
Construir
representações fracionárias.
·
Resolver situações problemas.
·
Ler e interpretar dados apresentados em
gráficos e tabelas.
Conteúdos
Conceituais:
·
Numerador e denominador.
·
Gráfico.
·
Tabela de receita.
·
Situações problema
Metodologia:
Aula expositiva e dialógica, trabalho
em grupo e individual.
1º Momento: A professora explica para os alunos, numerador e denominador ,
mostrando figuras com a representação e mostrando como se lê uma fração , para
facilitar a visualização utiliza cartaz explicando oralmente.
2º Momento:A professora passa uma atividade xerografada sobre uma pesquisa
realizada com uma turma da 4ª série, mostrando o resultado, em seguida os
alunos irão desenhar um círculo e representar as questões propostas.
3º Momento: Com uma caixa de pizza desenhado um gráfico com divisões de cores
diferentes será trabalhado as vinte e quatro horas do dia com nome de um aluno
imaginário, é formado grupo com quatro integrantes todos os grupos receberão
dois discos do gráfico confeccionado de EVA para a realização das atividades.
4º Momento: Será entregue uma cópia da receita para cada aluno e uma folha de
sulfite em branco esta atividade relaciona-se com problemas envolvendo fração e
a multiplicação. Para realizar as atividades os alunos fazem uso dos discos de
frações feitos por eles mesmos em aulas anteriores.
Jogo de Dominó: Após finalizar as atividades a
professora entrega o jogo dominó de frações um material concreto para o aluno
fixar o conteúdo, observação e concentração e desenvolver raciocínio
lógico-matemático.
Este dominó de fração contém figuras
com partes pintadas de um lado e do outro lado o numero representando a fração.
Pode ser jogado por até quatro jogadores as peças devem ser embaralhadas com as
faces numeradas para baixo. Cada jogador pega sete peças no monte, uma pessoa
começa o jogo, revelando uma peça, os jogadores, um a um vão juntando peças
pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando.
Quando o jogador não tiver nenhuma peça
que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha o jogo quem
conseguir se livrar de todas as peças antes dos outros.
Tempo: 2
aulas.
Recursos:
Disco de frações, caixa de pizza, cartolina,
cola, tesoura, régua, pincel, lápis de cor, EVA, dominó de fração, papel
sulfite, atividade xerografada, fita adesiva, jogo de frações.
Avaliação:
A avaliação será contínua através da participação
e desempenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades.
dae só nao decha online éssa cenana se nao minha profe vai ve q copiei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEste plano de aula e maravilhoso gostei de mais.
ResponderExcluirEu gostei por que assim posso aprender mais...
ResponderExcluirE desenvolver a minha mente
Muito didático!! Parabéns.
ResponderExcluirgostei da aula.
ResponderExcluirGostei muito, bem criativo, vou fazer com meus alunos
ResponderExcluiradorei esse dominó de frações... bem criativo... parabéns!
ResponderExcluirÓtimo,parabens!
ResponderExcluirÓtimo me ajudou muito.obrigada
ResponderExcluirMuito bom esse jogo dominó de frações gostei vou fazer com minha turma
ResponderExcluiras atividades exemplares nao condiz com a logica do conteude de matematica nos jopgos do domino,ok?
ResponderExcluir