quinta-feira, 23 de maio de 2013

Plano de aula Fraçoes


Assunto: Frações

Público Alvo: 4° e 5° anos

Necessidade: Visando atender e compreender a utilização e as necessidades práticas cotidianas dos alunos, onde se faz presente o uso de frações no dia-a-dia, é que está aula se faz necessária.

Objetivos

·         Desenvolver o raciocínio lógico.

·         Compreender a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.

·         Construir representações fracionárias.

·         Resolver situações problemas.

·         Ler e interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas.


Conteúdos Conceituais:

·         Numerador e denominador.

·         Gráfico.

·         Tabela de receita.

·         Situações problema



Metodologia:

Aula expositiva e dialógica, trabalho em grupo e individual.


1º Momento: A professora explica para os alunos, numerador e denominador , mostrando figuras com a representação e mostrando como se lê uma fração , para facilitar a visualização utiliza cartaz explicando oralmente.

2º Momento:A professora passa uma atividade xerografada sobre uma pesquisa realizada com uma turma da 4ª série, mostrando o resultado, em seguida os alunos irão desenhar um círculo e representar as questões propostas.

3º Momento: Com uma caixa de pizza desenhado um gráfico com divisões de cores diferentes será trabalhado as vinte e quatro horas do dia com nome de um aluno imaginário, é formado grupo com quatro integrantes todos os grupos receberão dois discos do gráfico confeccionado de EVA para a realização das atividades.

4º Momento: Será entregue uma cópia da receita para cada aluno e uma folha de sulfite em branco esta atividade relaciona-se com problemas envolvendo fração e a multiplicação. Para realizar as atividades os alunos fazem uso dos discos de frações feitos por eles mesmos em aulas anteriores.

 
Jogo de Dominó: Após finalizar as atividades a professora entrega o jogo dominó de frações um material concreto para o aluno fixar o conteúdo, observação e concentração e desenvolver raciocínio lógico-matemático.

Este dominó de fração contém figuras com partes pintadas de um lado e do outro lado o numero representando a fração. Pode ser jogado por até quatro jogadores as peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas para baixo. Cada jogador pega sete peças no monte, uma pessoa começa o jogo, revelando uma peça, os jogadores, um a um vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando.

Quando o jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha o jogo quem conseguir se livrar de todas as peças antes dos outros.


 

Tempo: 2 aulas.

 

Recursos: Disco de frações, caixa de pizza, cartolina, cola, tesoura, régua, pincel, lápis de cor, EVA, dominó de fração, papel sulfite, atividade xerografada, fita adesiva, jogo de frações.

 

Avaliação: A avaliação será contínua através da participação e desempenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades.

Um comentário:

  1. dae só nao decha online éssa cenana se nao minha profe vai ve q copiei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir